Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Esgoto doméstico em atividades aquícolas.

O sucesso da piscicultura utilizando o esgoto tratado é relatado por diversos autores, como El-Golary et al. (1995), ocorrendo uma melhoria da qualidade do efluente. Tanques adubados com esgoto doméstico produzem altas quantidades de peixes, devido ao aumento do alimento natural produzido. O nitrogênio, o fósforo e outros elementos presentes no efluente estimulam o crescimento de fitoplâncton, que é similar a resultados obtidos com o uso de fertilizantes inorgânicos (Infofish, 1999).
Na Europa, a utilização de esgoto doméstico em atividades aqüícolas tem sido praticada desde 1900 (Gosh et al., 1999), sendo que esta prática vem sendo utilizada em Munique até os dias de hoje. Na Índia, o esgoto doméstico é largamente utilizado no cultivo de peixes. Em Calcutá, o sistema de criação de peixes com esgoto doméstico pode ser considerado o maior do mundo, sendo capaz de suprir 16% da demanda local de peixes (Edwards & Pullin, 1990).

Um comentário:

  1. Não acredito muito neste método, pois várias impurezas ainda são encontradas no esgoto tratado, dentre estes metabólitos de medicamentos...Quero baixar estes papers pra saber se fizeram tratamento terciário e dosagem de elementos na matéria orgânica dissolvida. Aproveito pra pedir para a redatora do blog se tiver disponível estes artigos na íntegra que os publique.
    Forte abraço e parabéns pelo blog.
    Robson Seriani

    ResponderExcluir