Perícia, Projeto e Licenciamento Ambiental, junto ao IBAMA, DEPRN, CETESB, DAIA, DAEE, DNPM e Prefeituras Municipais. Elaboração de Recurso Contra Auto de Infração Ambiental, PRAD e Averbação de Reserva Legal.
Pesquisar este blog
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Catalizador avarias
Catalizador funcionamento
Funcionamento
Um catalisador de três vias opera num circuito fechado que inclui uma catálise redutora, uma catálise oxidante e um sensor de oxigénio para regular a entrada de ar/combustível no motor: o catalisador pode, simultaneamente, oxidar o monóxido de carbono, (CO), e os hidrocarbonetos (HC) a dióxido de carbono, e água, enquanto reduz os óxidos de azoto, a azoto (N2).
Estágios de conversão
- A catálise redutora é o primeiro estágio do conversor catalítico constituído por 2 rolimãs: usa a platina e o ródio para reduzir as emissões de (NO).
Quando moléculas de NO ou de NO2 entram em contacto com o catalisador, este quebra as ligações dos átomos de azoto nas moléculas, absorvendo-os na sua superfície e deixando livre os átomos de oxigénio para formarem O2.
Por exemplo: 2 NO (g)--» N2 (g) +O2 (g) ou 2 NO2 (g)--» N2 (g)+2 O2 (g)
- A catálise oxidante é o segundo estágio do conversor catalítico: oxida os hidrocarbonetos que não sofreram combustão e o monóxido de carbono através da passagem num leito catalisador de platina e paládio.
Por exemplo: 2 CO (g) + O2 (g) --» 2 CO2 (g)
- O terceiro estágio é um sistema de controlo que monitoriza os gases de saída e usa a informação para controlar o sistema de injecção de combustível: um sensor de oxigénio montado na corrente gasosa entre o motor e o conversor indica ao motor qual a quantidade de oxigénio, através da relação ar/combustível, que vai permitir trabalhar numa relação próxima da relação estequiométrica.
domingo, 30 de janeiro de 2011
Catalizador
Tema sugerido pela minha ex aluna Amanda de Oliveira, devido a extensão terá continuidade em III postagens.
Um Conversor Catalítico é um dispositivo usado para reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape de um motor de combustão interna. Introduzido nosEstados Unidos da América a partir de 1975 de forma a que fosse cumprida a Legislação exigida pela EPA sobre emissões de gases nocivos.

Um Conversor Catalítico é um dispositivo usado para reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape de um motor de combustão interna. Introduzido nosEstados Unidos da América a partir de 1975 de forma a que fosse cumprida a Legislação exigida pela EPA sobre emissões de gases nocivos.
O conversor catalítico é utilizado por causa dos gases dos escapes que são constituídos por três componentes:
- Monóxido de carbono (CO), da combustão parcial dos hidrocarbonetos;
- Compostos orgânicos voláteis (VOC), da reação parcial dos hidrocarbonetos;
- Monóxido de nitrogênio, (NO), provenientes das reações entre azoto atmosférico e o oxigênio.
Os conversores catalíticos são a opção mais comum para o controle das emissões dos motores a gasolina, uma vez que são muito eficazes na redução das emissões de hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono (CO), que poderão ser convertidas em mais de 80 e 90% respectivamente.
Reduzem ainda a emissão de partículas em 10-50% devido à eliminação dos componentes orgânicos das partículas do gasolina. Também convertem grande parte dos NOx em N2.
Contrariamente aos sistemas de ventilação, os catalisadores utilizados no controle de emissões reduzem os seus efeitos diretamente na fonte, minimizando a exposição do usuário à inalação dos gases tóxicos.
Um exemplo cotidiano causador de tantos efeitos negativos para a saúde humana são as chamadas emissões poluentes atmosféricas que degradam a qualidade do ar em grandes cidades e em cidades industriais. Problemas ambientais relacionados com este assunto envolvem uma série de tópicos, como a chuva ácida e o aquecimento global do planeta. A química relacionado com os poluentes atmosféricos está ligada directamente a emissão de SOx, NOx, CO, CO2, e O3. Neste sentido, o uso de conversores catalíticos é um exemplo corrente de uma solução já implantada para o controle de emissões poluentes provenientes da queima de combustíveis fósseis.
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Resíduos Sólidos
Este tema é sugestão da minha ex-aluna, Maria das Graças que atua hoje como técnica de segurança do trabalho.
Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidosconsiderados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.
Assinar:
Postagens (Atom)