
A Contaminação de um Conversor Catalítico acontece quando este é exposto a emissões com substâncias contaminantes que cobrem as superfícies de trabalho, não Permitindo o contacto e tratamento dos gases de escape. Um dos contaminantes mais comuns é o
chumbo(Pb), devido a isso os veículos equipados com Conversores catalíticos apenas usam gasolina sem chumbo. O combustível contem pequenas quantidades de
enxofre(S) que limita a capacidade de armazenamento de oxigénio do conversor de três vias, logo diminui a capacidade de reduzir a toxicidade dos gases de escape, embora novos parâmetros de qualidade exigidos pela
Agência Europeia do Ambiente com a Directiva 98/70/EC vai permitir diminuir o seu efeito. Outros contaminantes comuns incluem
manganês (principalmente devido ao aditivo
MMT),
silício (devido a fugas do liquido de arrefecimento para a camera de combustão,
[4] fósforo(P),
Zinco(Zn) e
Cálcio(Ca). Estes três últimos contaminantes são devidos a impurezas nos lubrificantes dos motores, embora actualmente a contaminação por fósforo esteja a diminuir devido à diminuição da percentagem permitida de
ZDDP nos lubrificantes.
Atualmente temos catalizador em sua maioria em veiculos a gasolina e etanol, porem a legislacao preve instalacao em veiculos a diesel para os proximos anos. Ja existe no Brasil fabricante de catalizador para motores diesel, porem o custo, pra variar, ainda e alto.
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