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sábado, 12 de fevereiro de 2011

Catalizador funcionamento


Funcionamento


Catalisador
Um catalisador de três vias opera num circuito fechado que inclui uma catálise redutora, uma catálise oxidante e um sensor de oxigénio para regular a entrada de ar/combustível no motor: o catalisador pode, simultaneamente, oxidar o monóxido de carbono, (CO), e os hidrocarbonetos (HC) a dióxido de carbono, e água, enquanto reduz os óxidos de azoto, a azoto (N2).


Estágios de conversão

  • A catálise redutora é o primeiro estágio do conversor catalítico constituído por 2 rolimãs: usa a platina e o ródio para reduzir as emissões de (NO).
Quando moléculas de NO ou de NO2 entram em contacto com o catalisador, este quebra as ligações dos átomos de azoto nas moléculas, absorvendo-os na sua superfície e deixando livre os átomos de oxigénio para formarem O2.
Por exemplo: 2 NO (g)--» N2 (g) +O2 (g) ou 2 NO2 (g)--» N2 (g)+2 O2 (g)
  • A catálise oxidante é o segundo estágio do conversor catalítico: oxida os hidrocarbonetos que não sofreram combustão e o monóxido de carbono através da passagem num leito catalisador de platina e paládio.
Por exemplo: 2 CO (g) + O2 (g) --» 2 CO2 (g)
  • O terceiro estágio é um sistema de controlo que monitoriza os gases de saída e usa a informação para controlar o sistema de injecção de combustível: um sensor de oxigénio montado na corrente gasosa entre o motor e o conversor indica ao motor qual a quantidade de oxigénio, através da relação ar/combustível, que vai permitir trabalhar numa relação próxima da relação estequiométrica.

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