Perícia, Projeto e Licenciamento Ambiental, junto ao IBAMA, DEPRN, CETESB, DAIA, DAEE, DNPM e Prefeituras Municipais. Elaboração de Recurso Contra Auto de Infração Ambiental, PRAD e Averbação de Reserva Legal.
Pesquisar este blog
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Catalizador avarias
Catalizador funcionamento
Funcionamento
Um catalisador de três vias opera num circuito fechado que inclui uma catálise redutora, uma catálise oxidante e um sensor de oxigénio para regular a entrada de ar/combustível no motor: o catalisador pode, simultaneamente, oxidar o monóxido de carbono, (CO), e os hidrocarbonetos (HC) a dióxido de carbono, e água, enquanto reduz os óxidos de azoto, a azoto (N2).
Estágios de conversão
- A catálise redutora é o primeiro estágio do conversor catalítico constituído por 2 rolimãs: usa a platina e o ródio para reduzir as emissões de (NO).
Quando moléculas de NO ou de NO2 entram em contacto com o catalisador, este quebra as ligações dos átomos de azoto nas moléculas, absorvendo-os na sua superfície e deixando livre os átomos de oxigénio para formarem O2.
Por exemplo: 2 NO (g)--» N2 (g) +O2 (g) ou 2 NO2 (g)--» N2 (g)+2 O2 (g)
- A catálise oxidante é o segundo estágio do conversor catalítico: oxida os hidrocarbonetos que não sofreram combustão e o monóxido de carbono através da passagem num leito catalisador de platina e paládio.
Por exemplo: 2 CO (g) + O2 (g) --» 2 CO2 (g)
- O terceiro estágio é um sistema de controlo que monitoriza os gases de saída e usa a informação para controlar o sistema de injecção de combustível: um sensor de oxigénio montado na corrente gasosa entre o motor e o conversor indica ao motor qual a quantidade de oxigénio, através da relação ar/combustível, que vai permitir trabalhar numa relação próxima da relação estequiométrica.
Assinar:
Postagens (Atom)